segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

VÁRZEA ALEGRE-CE

A família de Antônia de Brito Bitu, mais conhecida por Dona Tietinha, comemora a graça do seu aniversário de 100 anos de vida, nesta segunda-feira, 28/02.

Tietinha nasceu no dia 28/02 de fevereiro de 1911, filha do casal José Alves Feitosa Bitú e Isabel de Brito Bitu, no sítio Sanharol, localidade que pelo seu crescimento, tornou-se um bairro de Várzea Alegre.

Tietinha teve 11 irmãos, todos já faleceram, cabendo a centenária a representação da sua família, posto que permanece viva e ativa.

A aniversariante  se casou com Antônio Primo Filho. Na oportunidade, deixou a casa dos seus pais no Sanharol para residir com o esposo no sítio Baixio dos Primos, onde morou por 40 anos. O seu esposo faleceu em 1983. Ela não teve filhos e dedicou o seu carinho e atenção na criação de dois sobrinhos, Chico Primo e Fanfanca, e também goza do amor de 11 netos e dos cincos bisnetos. Atualmente reside na Rua Dep.Luiz Otacílio Correia, bairro Centro, na companhia de suas netas, Laura e Diana, e da sobrinha e nora, Terezinha Bitu.

Várzea Alegre - Ladrão entra em residência e comécio

Na madrugada deste domingo, 27, um elemento conseguiu entrar na residência da senhora Luiza Sátiro, na Rua São Vicente, por volta das 04:00h.


A filha de Luiza Sátiro, Maria José Sátiro, funcionária da Rádio Cultura, disse que acordou quando percebeu uma movimentação estranha na casa.
Na sala da residência, foi surpreendida pela presença do elemento, magro e de baixa estatura, que passou a exigir que a mesma lhe desse dinheiro, o que foi negado.
Após insistir e não obter êxito, o ladrão resolveu se apoderar de dois aparelhos celulares. Enquanto o elemento ameaçou vasculhar outros cômodos da residência, Mazé aproveitou a oportunidade para pedir socorro aos vizinhos, o que assustou o bandido e este resolveu deixar a casa pelos fundos.


Segundo Mazé, o elemento conseguiu entrar na casa por trás da residência, pelo vitrô do banheiro.


Também na madrugada de domingo, 27, um elemento entrou na Vidraçaria Maria Frutuoso, na Rua Dr.Leandro Correia, de propriedade de Laérce Frutuoso. O comerciante disse que o ladrão não subtraiu nada no local, mas quebrou muitas telhas para entrar no comércio.


A polícia, que está investigando o caso, acredita que uma mesma pessoa deva ter praticado as invasões.

VÁRZEA ALEGRE-CE: Acidente de trânsito com vítima fatal no trecho urbano da BR-230

Na tarde deste domingo, 27, por volta das 17:00h, aconteceu um grave acidente de trânsito na BR-230, na altura do bairro Riachinho, neste município, envolvendo duas motos.

Morreu no local da batida, Francisco Bento da Silva - Chico Bento, 66 anos, residente no sítio Caraíbas, distrito de Canindezinho. Chivo Bento estava na garupa da moto Honda Titan, guiada por Francisco Maurício Soares, 43 anos, morador do sítio Jatobá, em Canindezinho, que fraturou a clavícula, motivo que o levou a ser transferido do Hospítal Casa de Saúde São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre, para o Hospital Joaquim Bezerra, no Crato.

Na moto de Maurício, também estava como passageira, Simara Fernandes dos Santos, 25 anos, que teve apenas escoriações e permanece internada na Casa de Saúde São Raimundo Nonato.

De acordo com informações de populares o abalroamento das motos aconteceu quando, segundo a polícia, uma mulher que pilotava a moto Yamaha, saiu de uma rua do bairro Riachinho para a BR-230. A entrada brusca teria interceptado a moto guiada por Maurício, que seguia no sentido Várzea Alegre/Lavras da Mangabeira.

A suposta causadora do acidente evadiu-se do local sem prestar socorro as vítimas e sem ser identificada.

NOTÍCIA INTERESSANTE - Brasil realiza o primeiro transplante de artéria



O aposentado Hamilton Bispo da Conceição, de 56 anos, foi o primeiro brasileiro a ser sobmetido a um transplante de artéria de doador falecido para evitar a amputação de sua perna direita - comprometida pela aterosclerose. A cirurgia, inédita no Brasil foi realizada no Hospital São Paulo no final do mês de janeiro. "Depois de dez dias, o paciente saiu do hospital totalmente recuperado, sem dor e andando", afirmou José Carlos Baptista Silva, responsável pelo transplante.


Antes do procedimento, Conceição já não podia mais andar. Por causa da doença, passou os últimos meses tomando analgésicos potentes e dormindo sentado, com a perna levemente inclinada, para tentar aliviar a dor . "Queimava por dentro", diz. A doença atingiu sua perna direita, obstruiu quase completamente a principal artéria (femoral) e, por consequência, provocou a má circulação. A saída para o problema seria amputar a perna do joelho para baixo.


Conceição é ex-fumante e possui insuficiência renal crônica. "Tentamos todas as possibilidades de tratamento que existem, mas não deu certo. A solução drástica seria amputar a perna do paciente. Por isso, pensamos que  o transplante seria uma boa alternativa", diz o médico.


A equipe entrou em contato com a Central de Transplante do Estado, que localizou o doador - um menino de 17 anos. Conceição conta que não temeu os riscos da cirurgia. "Meu medo era perder a perna e ficar preso a uma cadeira de rodas para sempre." As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Lavras da Mangabeira-CE: Deficiente mental mata aposentado a golpes de faca


O aposentado José França Crispim, de 74 anos, foi assassinado a golpes de faca que o atingiram à altura do abdômem. O crime aconteceu por volta das 05:30min deste domingo na Rua Cônegues Fernandes (Bairro Cruzeiro ) em Lavras da Mangabeira. Ele foi morto por um andarilho que apresentava sintomas de possuir distúbio mentais o qual foi preso em flagrante pelo Sargento Brandão, o Cabo Dionízio e o Soldado Tadeu.

O homicídio causou repercussão naquela cidade, onde não há informações sobre o andarilho que será submetido a exame de sanidade mental. Ele não consegue apontar corretamente sua origem e, em muitas ocasiões, chega a dizer que é de Juazeiro do Norte e que seu nome seria Enandes Barbosa dos Santos. por isso, a polícia ainda não possui a sua verdadeira indentificação. O acusado foi preso ainda com a arma do crime, uma faca bastante ensangüentada.

As vezes se apresenta como como o "maluco beleza" e diz que "tem ódio de macacos porque me contaminou e se pudesse mataria outra pessoa com 500 facadas". O aposentado anda foi socorrido por populares para o Hospital de Lavras da Mangabeira, mas já chegou sem vida. Depois, o corpo foi levado para o (IML) de Iguatu. O Delegado Regional de Polícia de Icó, José Gonçalves de Almeida, está tentando descobrir a indentidade do rapaz e disponibiliza os telefones (88) 3536-2090 e 3561-5551 para informações.