quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ministério Público


Ministério Público debate com os Vereadores e a População sobre prostituição infantil e exploração sexual de crianças e adolescente em Várzea Alegre



O Ministério Público, através da Promotora de Justiça, Yáskara Lacerda, debateu com a sociedade varzeaalegrense durante a manhã desta quarta-feira, 16/02, o combate à prostituição infantil e exploração sexual de crianças e adolescente neste município.


Participaram da reunião membros do governo municipal, polícias Civil e Militar, Câmara de Vereadores, ConselhoTutelar e Conselho de Direito da Criança e do Adolescente.

A promotora relatou que, mesmo não existindo dados estatísticos, é sabido por todos que o problema da prostituição infantil e exploração sexual de crianças e adolescente em Várzea Alegre é grave, havendo necessidade urgente da interferência das autoridades, do poder público e da comunidade.

A Promotora da Cidade Doutora Yáskara Lacerda destacou vários fatores que contribuem para o problema, como a desestruturação das famílias, falta de fiscalização em pousadas e hotéis, consumo de álcool e de outras drogas.


O governo municipal, representado pelo vice-prefeito Tibúrcio Bezerra, a secretária de Ação Social, Maria Valdinete, o secretário de Educação, Dagoberto Diniz, apresentou uma série de projetos do governo que visaram à proteção das crianças e adolescente em situações vulneráveis para prostituição e exploração sexual infantil e de adolescentes.

A secretária de Ação Social, Maria Valdinete, destacou que os projetos para acolher essa juventude existem, só que há uma grande dificuldade pela falta de compromisso dos jovens, e ainda têm a conivência das famílias. Valdinete pediu que fosse apresentada uma forma legal que os obrigue a permanecer nos projetos.

O secretário de Educação, Dagoberto Diniz, também explicou os projetos desenvolvidos pela pasta que atendem ao público adolescente e jovem, enquadrado na situação de vulnerabilidade para a exploração sexual.

Um dos principais projetos que o secretário destacou foi o "Escola em Tempo Integral", em que às criança e o adolescente entram em sala de aula às 07h00 e permanecem na escola até às 17h00. Neste espaço de tempo, Dagoberto Diniz afirmou que os jovens estudam, se alimentam, praticam esportes e recebem aulas de esforço escolar.

Os participantes da reunião também deram sugestões. O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Luciano e Silva, sugeriu um trabalho mais direcionado às famílias, que segundo ele, passaram por uma desestruturação, o que acaba levando os jovens para situações de vulnerabilidade social.

Dr. Marcos José, delegado da Polícia Civil, foi o que apresentou o maior numero de sugestões. uma delas, polêmica: a implantação do toque de recolher, que consiste em manter um horário determinado para a presença de jovens circulando nas ruas. Embora polêmica, o delegado disse que essa é uma medida muito eficiente. Outra sugestão do policial foi a criação de um cadastro para os mototaxistas. Ele afirmou que há muitas pessoas que trabalham como tais, mas que estão a serviço do crime e da prostituição.

Dr. Marcos José enfatizou que, embora não existam números oficiais sobre a prostituição infantil em Várzea Alegre, a situação é realmente preocupante, principalmente quando é levado em consideração o número de ocorrências que envolvem delitos de ordem sexual envolvendo crianças, jovens e adolescentes.

Sem citar nomes, o delegado declarou que em Várzea Alegre há casos em que pais abusam dos seus filhos, padrastos que abusam de enteadas, e até o caso de uma criança de dois anos que foi diagnosticada como portadora de uma doença venérea. O delegado frisou que muitos desses casos ocorrem sob o silêncio das famílias, o que aumenta a preocupação.

Falando pelo Conselho Tutelar, Michael Martins demostrou preocupação manifestada pelo conselheiro é com relação ao aumento do número de homossexuais jovens que estão se tornado "garotos de programas".

Fechando a reunião, a promotora Yáskara Lacerda reconheceu atuação do município com a implantação de vários projetos sociais e educacionais que trabalham no socorro das crianças, jovens e adolescentes em situação de risco social, e disse que é preciso encontrar caminhos para que essas pessoas entrem e permaneçam nestes projetos.

A promotora declarou que a preocupação com a questão em Várzea Alegre deve ser uma preocupação de todos os segmentos da população.



Secretaria de Educação

PREFEITURA INICIA A CONSTRUÇÃO DE UMA MODERNA CRECHE NO BAIRRO RIACHINHO

Obra integrante do projeto de requalificação urbana do bairro Riachinho, a nova unidade esducacional atenderá crianças desde o berçário à idade de iniciação escolar.

O governo Tempo de Crescer, com a liderança do prefeito Zé Helder (PMDB), vem promovendo uma revolução na cidade de Várzea Alegre quando o assunto é obras públicas.

No bairro Riachinho, onde recentimente a prefeitura inaugurou o primeiro trecho do projeto de Requalificação Urbana, uma obra muito importante para aquela comunidade que compreende a reconstrução do Canal do Riachinho, este que corta os bairros Patos e Dona Rosinha, a entrega de trinta casas populares, pavimentação de todas as ruas do Conjunto Nossa Senhora de Fátima, quadras esportivas, campo de futebol society e o calçadão no entorno do canal, está sendo iniciada mais uma conquista importante, a construção da Unidade Escolar de Educação Infantil.

A moderna creche será construída com recursos do Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, no valor de R$ 1.178.697,03. A empresa que está construindo é a CL Construções e Serviço Ltda.

Quando estiver pronta e nas mãos da comunidade, o espaço acolherá crianças desde o berçário à idade de iniciação escolar.

O prefeito Zé Helder disse que esta é mais uma grande obra que mordenizará ainda mais o bairro Riachinho, atendendo bem as crianças, os pais e a comunidade em geral. Zé Helder acrescentou que será também a maior creche já construída em nossa Cidade.

Até o momento, as crianças do bairro Riachinho são atendidas pela Creche Riso Infantil, situada na Rua Glicério Gomes de Morais, s/n, implantada no governo do ex-prefeito João Francisco.

A unidade de ensino infantil que atenderá o bairro Riachinho será a maior já construída no município.

VERGONHA MUNDIAL

Dinamarca
O mar se tinge de vermelho, entretanto não é devido aos efeitos climáticos da natureza.



Se deve a crueldade com que os seres humanos (ser civilizado) matam centenas dos famosos e inteligentíssimos. Golfinhos Calderon. isso acontece anos após anos na Ilha Feroe na Dinamarca. Deste massacre participam principalmente jovens porquê?

para demonstrar que estes mesmos jovem já chegaram a uma idade adulta, estão maduros


Em tal celebração, nada falta para a diversão todos participam de uma maneira ou de outra, matando ou vendendo a crueldade "apoiando-a como espectador".


Cabe mencionar que o golfinho calderon, como quase todas as espécies de golfinhos, se aproxima do homem unicamente para interagir e brincar em gesto de pura amizade.


Eles não morrem instantâniamente, são cortados uma ou duas vezes com ganchos grossos. Nesse momento os golfinhos produzem um som estridente bem parecido ao choro de um recém-nascido.



Mas sofre e não há compaixão até que este dócil ser se sangre lentamente e sofra com feridas enormes até perder a consciência e morra no seu próprio sangue.


Cuide do mundo, ele é a sua casa!

SANEAMENTO DA VARJOTA

Prefeito Zé Helder consegue ampliar o prazo de entrega da obra da Varjota


O vereador Elonmarcos Correia (PPS), tornou público na sessão da Câmara do dia, 09/02, que o prefeito Zé Helder (PMDB), conseguiu ampliar o prazo para a entrega do saneamento do Bairro Varjota.
O  prefeito tinha solicitado, em outubro do ano passado, mais um aditivo para a construção do saneamento, que cobre os Bairros Varjota, Zezinho Costa, Juremal e parte do bairro Centro. Embora com atraso, o gestor conseguiu o seu objetivo.


Adimplente com a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, órgão financiador do projeto, o prefeito Zé Helder tem um prazo legal, que é 30 de abril de 2011, para entregar a obra. Já a prestação de contas fica para 29 de junho de 2011.

Os vereadores da oposição, Zé Batista (PR) e Chico Clementino (PSDB), dizem que a situação não muda e que as denúncias de desvio de dinheiro do saneamento serão avaliadas pelo TCM e CGU.

Embora os vereadores de oposição não reconheçam, o prefeito Zé Helder agora trabalha com um prazo legal, e quanto ao dinheiro da obra, dado como desviado pelos denunciantes, Elonmarcos afirma que os valores serão estornados para a FUNASA.