sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Juazeiro do Norte- CE

ACIDENTE LEVE COM UM CARRO E UM TREM DO  METRÔ DO CARIRI


O veículo de um comerciante teve a sua frente amassado por um Trem do Metrô do Cariri. Foi  perto das 8h00 da manhã desta sexta-feira no cruzamento da Rua São Pedro com a Avenida Carlos Cruz (Bairro Salesianos). O comerciante Josimar Oliveira Souza, de 36 anos, mais conhecido por Mazim, descia pela  Rua São Pedro dirigindo o seu Ford EcoSport cor prata de placas HZZ-3288, inscrição do Ceará.


Ele disse não ter ouvido o apito do trem e avançou os trilhos. Derepente notou que a máquina do trem estava há poucos metros. O comerciante teve a habilidade suficiente de engatar uma ré e retirar o seu carro da passagem de nível. O Metrô ainda atingiu o Ford arrancando o para-choque e deixando apenas danos materias além do susto  que viveu o empresário.

Antes, Pelo menos dois acidentes de maior repercussão já foram registrados no caminho do Metrô. No dia 22 de março do ano passado, na passagem  de nível da Rua José Marrocos, o trem bateu em um Fiat Strada de cor Azul com  placas de Araripina -PE. O motorista Edmar Júnior Moura Gonsalves, de 27 anos, residente em Juazeiro do Norte, sofreu ferimentos leves após o veículo ser empurrado para dentro da vala. Ele admitiu que estava com os vidros do Fiat fechados e o som alto não ouvindo o apito.

Já no dia 23 de abril, na passagem de nível  da Rua São Pedro, o choque foi contra um carro forte da Corpvs danificando o painel de controle do Metrô após atingir a chamada máscara composta de ferro e fibra. O trem saiu andando lentamente até a estação Juazeiro e com difilcudades para para passar em alguns trechos. Já o carro forte com placas de Olinda (PE), danificou o tanque de combustível derramando bastante óleo . A Polícia Militar esteve no local por conta da grande quantidade de dinheiro no interior do do carro forte.

HISTÓRIA DA (ESURD) ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO ROÇADO DE DENTRO

           HISTÓRIA DA ESURD



Na pequena localidade conhecida como Roçado de Dentro residiam pessoas simples e humildes, trabalhadores agrícolas, dentre alguns jovens que já se mostravam talentosos e gostavam de se divertir cantando, tocando e dançando nas casas ou terreiros de amigos vizinhos. Nesse clima, realizavam festinhas e brincadeiras onde reinava a alegria e principalmente a paz. Quando chegava o carnaval, então, comemoravam muito mais. Em 1963, empolgados com  o bom inverno que Deus lhes tinha mandado e, embalados por marchinhas de sucesso da época como "pó de Mico", "O Quartel" e "A Caneca", entre outras, decidiram sair brincando pelas estradas e, aos poucos, foram se aproximando da sede da cidade de Várzea Alegre. Um tanto envergonhados e receosos com a reação do público, adentraram pelas ruas, usavam na ocasião máscaras de papelão, chapéus velhos, alguns estavam pintados com carvão e outros transportavam galhos de árvore como alegorias. E foi assim que da iniciativa ousada daqueles jovens sonhadores, surgiu o que viria a ser denominado "Bloco do Roçado de Dentro", célula-mãe da futura "Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro - ESURD", que viria a existir de fato alguns anos mais tarde. E a cada ano veio crescendo, ficando famoso e sendo esperado com ansiedade pelos foliões da cidade. Ritimo autêntico, vozes entoadas, músicos afinados, simplicidade, alegria, animação e disciplina... sempre foram as marcas registradas do Bloco do Roçado de Dentro ao longo dos anos. Em 1981, já com sua organização consolidada e devido a influência de alguns amigos, o bloco passa a denominar-se "Escola Unidos do Roçado de Dentro - ESURD". Em 1997, após uma longa batalha da Diretoria e diversos amigos e colaboradores, a escola é finalmente registrada como Associação em 18/04 desse ano, passando a ser considerada uma Entidade de Fins Culturais e Pessoa Jurídica Legal   com registro no CNPJ. Em 2009 chegamos aos 46 anos de folia apresentando um desfile magistral. A ESURD é comprovadamente a melhor referência na tradição do carnaval varzeaalegrense.

NOVIDADES NA REDE



Webrádio Varzeaalegre.com e o Site do Carnaval 2011 já estão na Rede 

A Metas Comunicações, empresa responsável pela construcão e administração de websites, responsável pelo site de notícias www.varzeaalegre.com, e por outras empresas dos setores privados e social, assume mais um desafio ao lançar na internet a sua webrádio.

Webrádio na internet não é novidade, mas nem todas conseguem ter um público fiel e freqüente, em razão, muitas vezes, das dificuldades de se manter uma boa programação para os internautas.

A Webrádio varzeaalegre.com, já está no ar em caráter experimental. E a idéia, é sim, oferecer aos internautas programação musical variada e de qualidade, sem esquecer da parte de notícias em áudio que deverão entrar na grade em pequenos flashes diários.

A equipe da Metas Comunicações está se empenhando para que os internautas possam usufruir da boa música enquanto navegam pela rede. Aguardem as inovações. Para acessar a webrádio acesse o link no topo da página inicial do nosso site.

SOBRE O CARNAVAL 2011 DE VÁRZEA ALEGRE

A Metas Comunicações também será responsável pelo desenvolvimento do site oficial do Carnaval de Várzea Alegre - que inclusive já pode ser acessado em: www.carnavaldevarzeaalegre.com.

Acesse e confira o que já está sendo preparado para o maior carnaval das regiões Cariri e Centro-sul.

CARNAVAL 2011

A CIDADE DE VÁRZEA ALEGRE SE PREPARA PARA O MAIOR CARNAVAL DAS REGIÕES CENTRO-SUL E CARIRI



18/02/2011 - O sucesso de anos seguidos do carnaval de Várzea Alegre elevou as expectativas para a festa momino da cidade neste ano.
Realizado pela prefeitura municipal, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio de todas as as secretarias do governo Tempo de Crescer, o carnaval vem se profissionalizando a cada ano.

No ano passado, quando o carnaval foi realizado pela primeira vez no, (Parque Cívico da Lagoa de São Raimundo Nonato), as melhorias implementadas pela prefeitura no evento foram significativas. O investimento melhorou a infra-estrutura da festa com mais camarotes e atrações de peso regional.

O auge da festa de 2010 foi o show da banda Garota Safada, quando a praça ficou tomada pelos foliões de Várzea Alegre e Região.

Para este ano, a prefeitura investirá muito mais na festa com atrações, estrutura de primeira, som, iluminação e com 40 camarotes - 20 a mais do que os do ano passado, e atrações locais, regionais e de peso nacional, com direito a reedição do show da banda Garota Safada que está estourada em todo o Brasil.


Para diminuir custos com a festa e poupar recursos do município, o prefeito Zé Helder (PMDB), conta com o apoio da iniciativa privada. O fato do carnaval ter se tornado uma referência regional, concentrando o público das regiôes Cariri e Centro-sul, e ter se destacado no estado do Ceará, garante as empresas visibilidade de suas marcas no mercado.

A imprensa estadual também se mobiliza para acompanhar a festa em Várzea Alegre. São empresas de internet, TVs, rádios e jornais da região que destacam o carnaval de Várzea Alegre em suas matérias.

Para munir os turistas que vêm à Várzea Alegre para se divertir no carnaval, a prefeitura disponibilizou uma página na internet, www.carnavaldevarzeaalegre.com, exclusiva para o evento, onde os internautas poderão ter informações precisas sobre as atrações da festa e as respectivas datas dos shows, repotagens sobre as atrações da festa e as respectivas datas dos shows, reportagens sobre o andamento do carnaval, reportagem fotográfica, telefones e endereços úteis.

O prefeito Zé Helder também já articulou com as autoridades policiais um reforço de mais de 120 homens da Polícia Militar, e contratará mais quarenta seguranças particulares para que a festa transcorra como em anos anteriores, sem registro de incidentes graves.

Para Zé Helder é importante que a polícia e os seguranças estejam ativos na festa, mais que o bom comportamento e a boa educação do povo é que fazem a diferença para que uma festa das proporções que é o carnaval de Várzea Alegre aconteça em paz.

A preocupação do prefeito em organizar a cidade para receber bem os foliões que vem de outros municípios faz muito sentido, uma vez que todos os hotéis e pousadas já estão sem vagas, restam poucas casas de particulares para serem alugadas.

O prefeito Zé Helder apela para que os proprietários de estabelicimentos comerciais, especialmente os que trabalham com bebidas, lanches e refeições, se prepararem para atender o público. ele destacou que o carnaval é uma grande oportunidade para grandes, médios e pequenos comerciantes faturarem bem.

Zé Helder lembrou também que o carnaval melhora a renda das famílias e fortalece a economia local, já que o dinheiro ganho pelos trabalhadores circulará no comércio.

Ao finalizar a matéria, o prefeito Zé Helder disse que, com fé em Deus, tudo correrá bem, dentro de um clima de paz e de festa, e que todas as pessoas que vierem á cidade, tenham o objetivo de se divertir.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE VÁRZEA ALEGRE 2011:

DIA: 05/03/2011 - SÁBADO

16h00 - Concentração de blocos com mela-mela
18h00 - Desfile de blocos pelas avenidas
19h00 - Abertura oficial do Carnaval de Várzea Alegre com coroação da rainha e entrega da chave da cidade ao rei momo e show em praça pública
21h00 - Show com Arreio de Ouro Elétrico, Sorriso Novo e Sonho de Verão

DIA: 06/03/2011 - DOMINGO

16h00 - Concentração e desfile da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro - ESURD
19h30 - Cordões de Frevo com atrações locais e regionais.
21h00 - Show com Forró da Curtição Elétrico, Kokitel e Boca loka

DIA: 07/03/2011 - SEGUNDA-FEIRA

16h00 - Concentração e desfile da Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol - MIS
19h30 - Cordões de Blocos de Frevo
21h00 - Show com  Banda Pinote e Banda Skema

DIA:08/03/2011 - TERÇA-FEIRA

16h00 - Desfile do bloco da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro - ESURD
19h30 - Desfile do Bloco das Virgens
21h00 - Show com Garota Safada Elétrica e Stéfane Pontes



CIDADE DO CRATO NÃO TERÁ CARNAVAL ESSE ANO

A Secretaria de cultura, Esporte e Juventude do Crato cancelou a realização do desfile das escolas de samba no crato, em virtude da situação de emergência decretada na cidade, e dos prejuízos causados pela enchente do último dia 28/01. Os dirigentes das escolas de samba, segundo Danielle Esmeraldo, compreenderam a decisão da Prefeitura.


A secretária esclareceu que o bloco das virgens, uma manifestação espontânea do Carnaval do Crato, desfilará normalmente, com apoio logístico da prefeitura. O bloco é o maior do interior do Estado e reúne mais de 10 mil pessoas nas ruas principais da cidade. É organizado pelos próprios foleões, na sexta-feira, abrindo oficialmente o período momino cratense.

ESCOLA DE SAMBA

Danielle lembra que, depois de cinco anos desativadas, o   prefeito Samuel Araripe garantiu a volta das cinco Escolas de Samba que animavam o Carnaval de rua do Crato. Foi liberada uma verba específica para cada uma das escolas destinadas à compra de equipamentos para o desfile. A ideia, segundo o prefeito Samuel Araripe, seria restaurar uma das mais autênticas tradições do Crato.

No entanto, "diante da tragédia que ocorreu no dia 28/01, seria um contrassenso investir recursos numa festa, enquanto os desabrigados estão precisando de alimentos. Além disso, não existe clima para a festa. Todos estão traumatizados com a destruição de parte da cidade pela enchente do Rio Granjeiro", justifica Samuel.

Para o prefeito, o momento é de trabalho. "Nós estamos na luta para conseguir recursos a fim de recuperar os danos causados pela enchente", acrescentou o chefe do Executivo cratense, destacando o apoio e a solidariedade que vem recebendo da população e dos governos do Estado e Federal.

Os presidentes das Escolas de Samba lamentaram o cancelamento. No entanto, compreenderam que a população cratense ainda está contabilizando os prejuízos causados pela tromba d'água que desabou sobre a cidade. O carnavalesco Francisco Rui Araújo, fundador da Escola de Samba "Unidos de São Sebastião", hexa-campeã do Carnaval do Crato, disse que a escola já estava preparada para ganhar mais um título. Porém, esta tragédia desmotivou os dirigentes.