sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CIDADE DO CRATO NÃO TERÁ CARNAVAL ESSE ANO

A Secretaria de cultura, Esporte e Juventude do Crato cancelou a realização do desfile das escolas de samba no crato, em virtude da situação de emergência decretada na cidade, e dos prejuízos causados pela enchente do último dia 28/01. Os dirigentes das escolas de samba, segundo Danielle Esmeraldo, compreenderam a decisão da Prefeitura.


A secretária esclareceu que o bloco das virgens, uma manifestação espontânea do Carnaval do Crato, desfilará normalmente, com apoio logístico da prefeitura. O bloco é o maior do interior do Estado e reúne mais de 10 mil pessoas nas ruas principais da cidade. É organizado pelos próprios foleões, na sexta-feira, abrindo oficialmente o período momino cratense.

ESCOLA DE SAMBA

Danielle lembra que, depois de cinco anos desativadas, o   prefeito Samuel Araripe garantiu a volta das cinco Escolas de Samba que animavam o Carnaval de rua do Crato. Foi liberada uma verba específica para cada uma das escolas destinadas à compra de equipamentos para o desfile. A ideia, segundo o prefeito Samuel Araripe, seria restaurar uma das mais autênticas tradições do Crato.

No entanto, "diante da tragédia que ocorreu no dia 28/01, seria um contrassenso investir recursos numa festa, enquanto os desabrigados estão precisando de alimentos. Além disso, não existe clima para a festa. Todos estão traumatizados com a destruição de parte da cidade pela enchente do Rio Granjeiro", justifica Samuel.

Para o prefeito, o momento é de trabalho. "Nós estamos na luta para conseguir recursos a fim de recuperar os danos causados pela enchente", acrescentou o chefe do Executivo cratense, destacando o apoio e a solidariedade que vem recebendo da população e dos governos do Estado e Federal.

Os presidentes das Escolas de Samba lamentaram o cancelamento. No entanto, compreenderam que a população cratense ainda está contabilizando os prejuízos causados pela tromba d'água que desabou sobre a cidade. O carnavalesco Francisco Rui Araújo, fundador da Escola de Samba "Unidos de São Sebastião", hexa-campeã do Carnaval do Crato, disse que a escola já estava preparada para ganhar mais um título. Porém, esta tragédia desmotivou os dirigentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário