sábado, 19 de fevereiro de 2011

SAÚDE

Hipotireoidismo - Sintomas e Tratamento



O Hipotireoidismo é caracterizado como síndrome ocasionada por um déficit na glândula tireóide, que passa a produzir uma quantidade menor de hormônios, em casos mais extremos essa produção chega a quase zero. A tireóide é responsável pela secreção dos hormônios Triiodotironina (T3) Tiroxina (T4) e Calcitonina, sendo assim quando há um caso de hipotireoidismo é comum o paciente apresentar um metabolismo mais lento, além de sinais e sintomas como: intolerância ao frio, sonolência, cosntipação, diminuição de apetite, pequeno ganho de peso, fraqueza muscular, raciocínio lento, depressão, queda de cabelos, sensação de cansaço, desânimo e fraqueza constantes, entre outros.


Em mulheres, grupo em que há maior incidência de hipotireoidismo, ocorre ainda inrregularidade no ciclomestrual, sendo comum períodos de amenorréia, infertibilidade e galactorréia. Já com crianças ou recém nascidos, os pais devem ficar atentos para os seguintes sintomas: pele seca déficit de atenção, apatia, choro rouco, hérnia umbelical, diminuição de reflexos e dificuldade de desenvolvimento. Em geral, o diagnóstico é feito através de exames que fazem a dosagem de T4 e TSH ( Hormônio estimulante da tireóide). Caso seja evidenciada alguma alteração significativa, o médico solicitarar outros exames mais específicos como a esquisa de anticorpos antitireoperoxidase, ultra-sonografia ou a sintilografia de tireóide.


O tratamento de todas as formas de hipotireoidismo diagnosticáveis é realizado através de reposição hormonal diária, com Tiroxina (T4), em doses calculadas diferenciadas. Para adultos, o cálculo é feito com 1,6 a 2,2 microgramas por Kg de peso corporal, para crianças são usados de 3 a 15 microgramas por Kg. 


O controle é feito levando-se em consideraçãoa normalização TSH, uma vez que com a reposição hormonal, hipófise entende que não é mais necessário estimular a tireóide e por isso os níveis de TSH caem. Infelizmente, a depender da causa que esteja gerando hipotireoidismo,não há cura e o paciente terá que submeter a reposição dos hormônios pelo resto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário