segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

VÁRZEA ALEGRE - TERRA DOS CONTRASTES

A cidade de Várzea Alegre se destaca por inúmeros contrastes fundamentados na alegria de espontaneidade de seu povo. O grande precursor dos contrastes de Várzea Alegre foi inesquecivelmente o motorista Joaquim Felipe de Sousa, homem inteligente e de visão engraçada.

Em suas viagens ao sul do país, descrevia a cidade numa forma humoristica, onde os curiosos indagavam sobre as divergências da cidade e este, mais empolgado ainda, respondia com exagero à sua platéia.

Inspirado na figura de Zé Felipe e nos comentários da "boca do povo", José Clementino do Nascimento imortalizou-se renomado ao cenário artístico com a música "OS CONTRASTES DE VÁRZEA ALEGRE", gravado pelo rei do baião Luiz Gonzaga.

Os próprios filhos da terra tinham a iniciativa de propagar seus contrastes, fazendo gozação, como se disseram: " FALE MAL MAIS FALE DE MIM". Jornais e estações de rádio deliciaram-se com o fato. assim, falavam dos que realmente existiam e ainda criavam imaginários outros.

O filho da terra Joaquim Ferreira, era redator do jornal  o Globo e, numa de suas visitas a Várzea Alegre, escreveu umas crônicas que lia na "amplificadora local" de propriedade do ex-deputado Luiz Otacílio Correia. Depois de sua segunda apresentação, achou além que sua dicção, não era muito boa  para o microfone. César ladeira, locutor da Rádio Mayrink Veiga no Rio já dissera que ele não tinha voz "radial". O certo é que depois, sem fazer curso de fonoaudiologia, Joaquim Ferreira no acesso da segunda  guerra mundial, se fez comentarista da BBC de Londres (British Broadoasting Coporation) - a mais importante e potente rádio emissora do mundo - lendo, ele mesmo, suas crônicas para todo o Brasil. Seria este mais um contraste?

CONHECENDO OS CONTRASTE

O elenco de contrates atinge algumas dezenas, pois é rica e fecunda a criatividade popular:

- A única pensão que havia era de Joaquim Piau e lá não se encontra peixe no cárdapio;

- Dizia-se que o sujeito mais feio, era Lindoval;

- Sr. Minininho  tinha quase dois metros de altura;

-- Havia um cego que era da Boa Vista;

- Na Lagoa Seca, morreu  o cego da Boa Vista;

- Vicente Grande, tinha apenas um metro de altura;

- Jesus; só bebia na bodega de Santos;

- Chico Segunda-feira era inimigo de Zé Domingo;

- A cadeia ficava na praça da liberdade;

- Pacífico Cordeiro da Paz, era o sugeito mais desordeiro da terra;

- Pureza, era a prostituta mais afamada do bordel;

- Chico Francisco e Zé Cazuza dois ilustres comerciantes;

- Zé Branco, é bem pretinho;

- Dona Felicidade, era uma esmoler;

- O Sr. Joaquim Vermelho, na festa do padroeiro, era do partido azul;

- O homem mais inteligente da cidade, era um português, o patriarca Antônio Ferreira, nascido em Arcos de Valdevês (Portugal);

- A luz elétrica funcionava durante o dia;

- O presidente da Associação das lavadeiras de roupas, é um homem Pelé;

- Um anjo morreu na casa de jesus;

- O carro de som é um carro de sorvete;

- Um homem acidentou-se no pronto socorro e foi atendido no hospital;

- Pe. vieira foi sepultado no dia em que não podia celebrar missa-Sábado de Aleluia;

- Festa de Sábado de Aleluia foi comemorada no Domingo de Páscoa;

- A praça da matriz não tem bancos. 

OS NOVOS CONTRASTES

Amigo o que vai te alegrar 
é que eu encontrei 
a terra dos contrastes:                                                                                                                                                  
Nesse lugar tudo é diferente
do que possa imaginar,
e durante o dia vive a andar.

Tem lobo entregando carta,
tem cobra que é sanfoneiro,
tem galo que canta na rádio,
tem gato que é violeiro.

O jumento morreu de fome na rua do capim.
o cabra mais feio é chamado bonitim.

Tem servente que trabalha 
com o carro todo arrumado.
o homem chamado Bidim é bastante alto e esticado.
O único táxi da noite
é o de João Dias,
os ônibus de lá
pertencem a Cacaria.

O presidente de clube 
não gosta de festas,
ele contrata bandas
e diz que isso não presta.

O maior sócio do padre
é um irmão crente,
Cabo severo é o policial
mais pacato e decente.

Uma coisa engraçada
que eu vi lá:
Baygon mais muriçoca
pela rua a conversar.

Prefeito anafalbeto
é também tabelião.
acenderam dentro da piscina
a fogueira de São João.

O secretário de transportes
que não sabe dirigir
uma coisa que vi.

CONTRASTES DE VÁRZEA LEGRE
(José Clementino/Luiz Gonzaga)

Mas diga moço de onde você é?
Eu sou da terra que Mastruz se faz café

Meu amigo eu sou da terra
De Zé Felipe afamado, 
Onde o bode era marchante
E Jesus foi intimado.
Sou da terra do arroz do sabido acabrunhado,
Do calango carcereiro.
Meu amigo eu sou da terra
Que o peru foi delegado.

Meu amigo eu sou da terra
Onde o sobrado é nos oitão
Houve três anos de guerra
Não morreu um só cristão
Onde o eleitor amigo pra votar não faz questão 
Elegeram pra prefeito
Numa só semana
Quatro nobres cidadãos

Meu amigo em minha terra
Já pegou fogo no gelo
Apagaram com carbureto
Foi o maior desmantelo
São Brás lá e São Raimundo
Se festeja com zelo
O prefeito completa idade
Era de quatro em quatro anos
E nunca penteou o cabelo

Meu amigo eu sou da terra
que o padre era casado
Enviuvou duas vezes
E depois foi ordenado
Ainda hoje reza missa
Os filhos já estão criados
O juiz era uma mulher
Meu amigo eu sou da terra
Que o cruzamento é isolado 
Mas diga moço de onde você é?
Eu sou da terra que mastruz se faz café

Meu amigo eu sou da terra 
Onde o sobrado é nos oitão
Houve três anos  de guerra 
Não morreu um só cristão
Onde o eleitor amigo pra votar não faz questão
Elegeram pra prefeito 
Numa só semana
Quatro nobres cidadãos

Meu amigo em minha terra
Já pegou fogo no gelo
Apagaram com carboreto
Foi o maior desmantelo
São Brás lá é São Raimundo
Se festeja com muito zelo
O prefeito completava idade
Era de quatro em quatro anos
E nunca penteou o cabelo

Meu amigo eu sou da terra 
Que o padre era casado
Enviuvou duas vezes
E depois foi ordenado
Ainda hoje reza missa
Os filhos já estão criados
O juiz era uma mulher
Meu amigo eu sou da terra
Que o cruzamento é isolado 
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário